quinta-feira, 26 de março de 2009

Coisas de vida e morte Parte II

Então, o que você pensa sobre a morte, meu caro amigo?

Isso não é nada mais do que a gente faz todos os dias, pelo menos duas vezes ao dia. Uma ao acordar e outra ao dormir. Porque você morre um pouco a cada dia. E cada dia vivido é um dia morrido, porque quanto mais se vive mais se morre e cada passo que damos em frente é com ela que estamos indo nos encontrar ao dobrar a esquina. Esquina onde moram os bêbados, executivos, donas de casa, o homem da lanchonete, os ratos que comemos todos os dias e todas as outras coisas.

Viu? Isso não é tão assustador assim. Todo mundo faz isso um pouco por dia.

Eu não sou louco!

E foi pensando nisso que eu decidi viver e morrer. Entre essas Coisas de vida e morte eu encontro pessoas e as pessoas me vêem...

Eu decidi viver. De trás pra frente começando pela morte, como Chaplin sugeriu que fossemos. Então eu renasço a partir de agora. A partir da minha morte.

Chega!

A vida só está começando, e o mundo gira enquanto eu durmo, enquanto eu perco tempo, as horas se passam e o melhor ainda está por vir. Nós somos tão jovens!

É engraçado olhar para o passado e ver os erros, ridículo. O que a gente não pode mudar é ridículo. Eu não me arrependo, eu vivo um Deja e faço sempre questão de errar duas vezes mais, para errar melhor ainda. Os erros são tudo aquilo que a gente não quis e fez questão de rejeitar. Então eu olho pro futuro. O futuro é utópico, eu não gosto, não consigo imaginar o melhor futuro diante do acertos, do tudo certinho. Eu me lambuso no agora. Esse instante é o que me satisfaz e é nele que eu moro. É aqui que eu vivo e sugo todos os minutos que ele me dá. E vivo todas as alegrias, choro todas as mágoas e amo todos os amores. Pra não sobrar nada pro futuro.

Eu mastigo e engulo todas as coisas e se aproximam de mim. Não preciso entender. Só preciso aprender, por isso fico calado diante das vozes dos outros que têm o que contar. Eu não tenho o que contar, eu não quero ensinar a ninguém o que eu sei. Ora, eu te ensino e você vai me conhecer de verdade, melhor a dúvida de mim, que o pavor que você vai encontrar no meu âmago.

Um comentário:

  1. Eu fico com o conceito inicial da morte, cada dia é um dia a menos...

    Interessante o tema e o texto,gostei!!

    bjs

    ResponderExcluir